Projetos

 Projetos


 
Equipado com oito computadores ligados à internet, o ônibus leva a semente da tecnologia da informação para comunidades de 24 bairros do município. Nele, um telão exibe diariamente produções independentes. Também são realizadas  teleconferências sobre temas como saneamento, abastecimento de água, energia elétrica, educação, saúde e infra-estrutura. Vem servindo como um canal de comunicação na busca de soluções viáveis que gerem desenvolvimento.  

O Expresso Digital realiza ainda oficinas de Metareciclagem e Artesanato Revitalizado com Embalagens Pet e dissemina a coleta seletiva de resíduos. Dentro do ônibus, que roda pelas comunidades são ministrados cursos de introdução à informática. Na parte externa são montadas as oficinas de metareciclagem - técnica que busca transformar um computador em desuso em uma nova máquina e o que não é aproveitado se transforma em bijuterias e brinquedos.

Acesse o Canal Juriti e assista aos vídeos:

 
 





O Circo Escola de Ecocidadania é uma experiência de arte cidadã que tem como foco as artes do circo, levando para as camadas populares a oportunidade de inclusão de platéia, estimulando a participação comunitária e abrindo caminho para a criação artística na perspectiva técnica, estética e ética de crianças e adolescentes das classes populares baseado na pedagogia da Autonomia do Paulo Freire e do Teatro do Oprimido do Augusto Boal. Integra a Rede Circo do Mundo Brasil.

Diariamente são oferecidas oficinas nas modalidades circenses de malabares, acrobacia de solo, acrobacia aérea, monociclo, arame, palhaço, perna-de-pau, montagem de espetáculo e capatazia, acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por Socióloga, Psicopedagoga, Pedagoga, Psicóloga, Assistente Social, Agente de Abordagem e 14 artistas sociais, educadores jovens da própria comunidade. Atendemos a 120 crianças e adolescentes que estão regularmente matriculados em escolas públicas.

Mensalmente, o resultado das oficinas é apresentado para a comunidade em forma de aula-espetáculo temática sempre abordando temas relevantes para a comunidade do entorno. Anualmente é montado um grande espetáculo fruto de pesquisa participante realizada pelos artistas educadores que são organizados na Trupe Cariri. Este grupo mantém funcionando um laboratório de confecção de aparelhos circenses, fabricando seus próprios aparelhos e comercializando para outros projetos de Circo Social.

Acesse o Canal Juriti e assista ao vídeo:
Na barriga da Lona


 A idéia de trabalhar audiovisual nasce no momento da fundação do Instituto de Ecocidadania Juriti (1998). Montamos o projeto TV Escola Juriti e só depois de 14 anos conseguimos tirá-lo do papel com outro nome: Laboratório de Imagem e Som, incluso no Pontão de Cultura Terreiro de Mestres e Griôs do Cariri (Edital do MINC).
Tem como objetivos:
              Formar profissionais para atuar nas áreas de direção, roteiro, fotografia, som, montagem e edição, produção, animação e crítica de Cinema, Vídeo e Televisão.
              Conhecer os elementos que compõem um audiovisual considerando-se: a estrutura, produção e programação de TV
              Propiciar formação continuada a jovens das camadas populares para o uso dos recursos proporcionados pelas tecnologias da informação e da comunicação, com ênfase na linguagem audiovisual.
 
Filmes produzidos
·                    As Aventuras de Petchula
·                    Os sonhadores
·                    A Catadora de Pequi
·                    Campanha Me Dê Seu Lixo I
·                    Campanha Me Dê Seu Lixo II
·                    Artesanato em Juazeiro do Norte
·                    O Cinematógrafo Herege
·                    Expedito e Luis arte no couro 

Acesse o Canal Juriti e assista aos vídeos:


 



 
“Na singularidade da sua prática pedagógica cotidiana, encontramos  a Mestra Fanca tecendo a identidade cultural de crianças, adolescentes e adultos jovens do Instituto de Ecocidadania Juriti e da Escola Dom Vicente  envolvidos nesse projeto, com muitos bordados em panos, que ilustram o resgate e a valorização da história oral da  cultura da região do Cariri cearense.” 

Griô Fanca (projeto História em retalhos do Instituto de Ecocidadania Juriti)  se inclui nas cento e trinta e uma parcerias estabelecidas entre, o Ministério da Cultura representado pelo programa Cultura Viva, intitulado como Ação Griô Nacional – Mestres dos Saberes, e os Ministérios da Educação, do Trabalho, da Previdência Social e Organizações Não Governamentais - ONGs e instituições públicas de ensino – Escolas e Universidades em todo o território brasileiro segundo os dados encontrados na edição Nação Griô: O parto mítico da identidade do povo brasileiro, publicado pelo Ministério da Cultura no ano de 2009.
 Acesse o Canal Juriti e assista ao vídeo:


 
Experiência de Alfabetização Ecológica, no sentido de sensibilizar a população do Cariri sobre a necessidade de dar um destino adequado aos resíduos através da coleta seletiva. 

Tem como código de construção de conhecimento uma revista em quadrinhos e um desenho animado As Aventuras de Petchula que são trabalhados nas escolas e nas Romarias ao Padre Cícero pela Trupe Verde.

 Acesse o Canal Juriti e assista aos vídeos:


Experiência de Economia Solidária com mulheres chefes de família, na perspectiva de formação para o trabalho em artesania e geração de renda. Atualmente 20 mulheres estão produzindo panôs bordados contando histórias que são encomendados sobre vida de pessoas, lugares, instituições, fatos históricos, etc. 

 Acesse o Canal Juriti e assista ao vídeo:


   O Pontão de Cultura Terreiro de Mestres e Griôs do Cariri, pretende realizar um mapeamento participativo dos Griôs, Mestres de Cultura do Cariri e Grupos de tradição oral, utilizando-se para a sistematização das tecnologias da comunicação e informação. Os Mestres, Griôs e grupos de tradição são articulados por pesquisadores(as) locais que estão efetivando um cadastro dos Griôs, Mestres e grupos de tradição oral, assim como o agendamento para realização das filmagens, gravações de áudio e fotografias que serão trabalhadas e disponibilizadas para a comunidade em geral, através de DVDs, sites, revista em quadrinhos, desenhos animados, CDs e programas para Web Rádio e Web TV, que funcionará na rede do Pontão de Cultura Terreiro de Griôs e Mestres do Cariri. Será instalado um terreiro tipicamente nordestino, cenário das gravações e das conversas dos Griôs, que estarão abertos para visitação de escolas e a comunidade em geral das 30 cidades que compõem a região do Cariri. 
       

A trupe verde realiza trabalho de educação ambiental abordando temas ligadas a preservação do meio ambiente, unindo as artes do circo com a linguagem musical urbana do Rap. As letras e as músicas deste novo cd foram constrúidas coletivamente.

BAIXE O CD: A MÚSICA AQUI É LIVRE

1. RAP DA ALEGRIA
  
2. TRUPE VERDE
<a class="my_play my_27" title="trupe verde.wav" href="http://www.myspace.com/586618335/music/songs/trupe-verde-wav-87859965" style="display:inline-block;margin:0;padding:0;border:0;width:27px;height:27px;overflow:hidden;text-indent:-9999px;background:url(http://x.myspacecdn.com/modules/common/static/img/playbuttonsprite.png) no-repeat 0 -85px;">trupe verde.wav</a>

3. Lixo no lixo
<a class="my_play my_27" title="lixo no lixo.wav" href="http://www.myspace.com/586618335/music/songs/lixo-no-lixo-wav-87877700" style="display:inline-block;margin:0;padding:0;border:0;width:27px;height:27px;overflow:hidden;text-indent:-9999px;background:url(http://x.myspacecdn.com/modules/common/static/img/playbuttonsprite.png) no-repeat 0 -85px;">lixo no lixo.wav</a> 

4.Bate na panela
<a class="my_play my_27" title="bate na panela.wav" href="http://www.myspace.com/586618335/music/songs/bate-na-panela-wav-87866723" style="display:inline-block;margin:0;padding:0;border:0;width:27px;height:27px;overflow:hidden;text-indent:-9999px;background:url(http://x.myspacecdn.com/modules/common/static/img/playbuttonsprite.png) no-repeat 0 -85px;">bate na panela.wav</a>

      
5.Circo Escola
<a class="my_play my_27" title="circo escola.wav" href="http://www.myspace.com/586618335/music/songs/circo-escola-wav-87879274" style="display:inline-block;margin:0;padding:0;border:0;width:27px;height:27px;overflow:hidden;text-indent:-9999px;background:url(http://x.myspacecdn.com/modules/common/static/img/playbuttonsprite.png) no-repeat 0 -85px;">circo escola.wav</a> 

6. Manos
<a class="my_play my_27" title="manos.wav" href="http://www.myspace.com/586618335/music/songs/manos-wav-87880627" style="display:inline-block;margin:0;padding:0;border:0;width:27px;height:27px;overflow:hidden;text-indent:-9999px;background:url(http://x.myspacecdn.com/modules/common/static/img/playbuttonsprite.png) no-repeat 0 -85px;">manos.wav</a>